Administração – Piracicaba

Descrição do curso

O administrador é o profissional responsável por elaborar o planejamento estratégico das instituições públicas e privadas; ele pode dar pareceres, fazer projetos e estudos; e fazer auditorias, visando ao controle e à coordenação de atividades. Para tanto, o curso é constituído por 48 disciplinas obrigatórias, abrangendo disciplinas básicas como matemática, economia, direito, contabilidade, sociologia, psicologia, filosofia e disciplinas específicas nas áreas de administração geral, administração financeira, mercado de capitais, recursos humanos, marketing, sistemas de informações gerenciais, logística e estudos mercadológicos. Além de cursar as 48 disciplinas obrigatórias, o estudante deverá, também, cursar, no mínimo, mais quatro disciplinas optativas a escolher em um rol de cerca de 20 outras, nas áreas referentes: agronegócio, meio ambiente, agricultura familiar e gestão empresarial, que dão a oportunidade ao estudante de obter conhecimentos adicionais para atuar em setores que representam 25% da economia brasileira.

Infraestrutura do curso

As aulas acontecem nas dependências do Departamento de Economia, Administração e Sociologia que conta com onze salas de aula, três anfiteatros e dois laboratórios de computação. A ESALQ oferece ainda bibliotecas com locais de estudo individual e coletivo, terminais de acesso à Internet e oportunidades de participar em grupos internos ou externos, além de experiências no exterior, o que permite ao estudante se especializar nas áreas em que mais lhe agradam.

Inserção Profissional

O administrador formado pela ESALQ pode atuar em:

(a) indústrias e empresas de serviços (comércio, transporte, hospitalar, hoteleira e esportiva) de pequeno, médio e grande porte;

(b) entidades representativas da área industrial, comercial (atacadista e varejista) e de comércio exterior;

(c) Organizações não-governamentais (ONGs);

(d) órgãos públicos municipais, estaduais e federais;

(e) organização de prestação de serviços (consultoria) na área de gestão;

(f) instituições financeiras.

Onde estudar?