Arquitetura e Urbanismo – São Carlos

Descrição do Curso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do IAU, criado em 1985, tem a duração de 5 anos em período integral e mantém exce- lente demanda no vestibular. A proposta do CAU visa à formação de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de país em uma época de intensa transformação e ainda incorpora inovações em suas práticas. As estratégias didáticas privilegiam a investigação e a experimentação, o aperfeiçoamento da formação cultural, técnica e científica do profissional e as incorporações do conhecimento técnico cientifico no leque de valores humanísticos, de modo que a dimensão tecnológica do conhecimento não prevaleça sobre as dimensões éticas e sociais.

Os conteúdos curriculares compreendem campos do conhecimento essenciais e específicos, envolvendo estudos sociais e de fundamentação, artes, teoria e história da arquitetura e do urbanismo, ciência, tecnologia, dimensões ambientais e o processo de elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Para concluir o curso, o aluno realiza o Trabalho de Graduação Integrado, desenvolvido a partir de tema de livre escolha desse aluno.

Infraestrutura do curso

O CAU oferece laboratórios de apoio ao ensino para que os conhecimentos desenvolvidos de maneira teórica possam ser aplicados de maneira prática e assim, aperfeiçoados para as situações às quais se depararão na realidade. Destaca-se o acervo da Biblioteca dedicada ao CAU, com a assinatura de dezenas de periódicos, nacionais e internacionais, nas áreas de arquitetura e urbanismo, bem como um crescente acervo de livros, dissertações e teses, ao lado de excelentes instalações. Além disso, atividades extracurriculares cumprem papel relevante na formação dos alunos – p.e., viagens didáticas para cidades relacionadas aos temas e questões de estudo de cada ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ouro Preto, etc. Outro destaque é a política de internacionalização do IAU-USP que, ano a ano, se consolida como um relevante programa de mobilidade discente.

Inserção Profissional

A habilitação profissional do Arquiteto e Urbanista é única, não existindo modalidade na profissão. O exercício profissional, com suas consequentes responsabilidades sociais e legais, caracteriza-se por um espectro amplo, o qual compreende a edificação, a cidade e a paisagem. Trata-se de um profissional capacitado ao desenvolvimento de atividades multidisciplinares, dentre as quais se destacam a concepção e produção de edificações e conjuntos arquitetônicos, elaboração de propostas de desenho urbano, paisagem e urbanismo ou ainda estudos ambientais e territoriais, além da coordenação, planejamento, direção e execução de obras.

Onde estudar?