Arquitetura e Urbanismo – São Paulo

Descrição do curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como meta formar profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção dos espaços, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos. Tem por missão formar arquitetos e urbanistas aptos a responder pelas complexas demandas da sociedade em relação a matérias de interesse público e ambiental que requeiram a formulação de planos e projetos de desenvolvimento, conservação ou restauro dos espaços construídos e dos sistemas urbanos e ambientais. Especial ênfase tem sido dada ao instrumental metodológico necessário à formulação de alternativas físicas e organizacionais para habitação de interesse social, edifícios públicos, espaços coletivos e sistemas urbanos, conservação e restauro do patrimônio do construído e sua harmonização com o meio físico.

Infraestrutura

Os alunos da área dispõem da mais completa biblioteca sobre arquitetura, urbanismo, paisagismo e design do país. A faculdade dispõe de convênios com 40 instituições estrangeiras permitindo que parte significativa dos seus alunos possa fazer intercâmbio. Os laboratórios da FAU permitem que os alunos tenham contato com o canteiro de obras, produção de imagens fotográficas, vídeos e produção gráfica. O curso prevê que os alunos façam estágio obrigatório e que cerca de 10% das disciplinas sejam optativas, de modo a permitir ao aluno aprofundar-se nos temas de maior interesse.

Inserção Profissional

Os alunos formados pela FAUUSP podem atuar em todas as áreas de atribuição estabelecidas para arquitetos e urbanistas: desenvolvimento de projetos e/ou pesquisas nas áreas da arquitetura das edificações, urbanismo, planejamento urbano, paisagismo e design, seja na iniciativa ou em órgãos públicos. Por ter o maior e mais tradicional programa de pós-graduação, a FAU tem contribuído na formação de professores e pesquisadores da maioria das instituições de ensino e pesquisa do país.

Onde estudar?