Artes Cênicas – São Paulo

Descrição do Curso

Afinados com os requisitos contemporâneos da pedagogia cênica, os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Cênicas estimulam a formação de um Artista-pesquisador-pedagogo: no âmbito do Bacharelado, artistas teatrais que desenvolvam competências como pesquisadores e pedagogos, e, no âmbito da Licenciatura, pedagogos que desenvolvam competências como pesquisadores e artistas. Os quatro primeiros semestres do curso compõem o Ciclo Básico. No quinto semestre, o aluno opta por cursar Bacharelado ou Licenciatura, podendo obter a dupla titulação, no período máximo de doze semestres.

 

A Licenciatura em Artes Cênicas, em relação solidária com o Bacharelado, visa a formação de um profissional capaz de se valer de suas intervenções de modo a transformá-las em contínuas investigações sobre processos de aprendizagem em teatro. O Bacharelado em Artes Cênicas, em relação solidária com a Licenciatura, visa a fomentar o conhecimento e o exercício teórico e prático de ancoradouros poéticos e técnicos, baseados na experimentação e no risco, na observação e na análise dos fundamentos que regem o processo de criação cênica, sem privilegiar a realização de produtos acabados. Propõe-se ao aluno o reconhecimento das lacunas e das possibilidades poéticas e pedagógicas reveladas pelas escolhas artísticas e pela organização cênica que realiza a cada tarefa teatral, para possibilitar o trânsito entre os modelos da tradição e os novos paradigmas da cena contemporânea.

Infraestrutura

Os alunos do Departamento de Artes Cênicas desenvolvem os processos teóricos e práticos em salas de aula e de ensaio, nas Salas Alfredo

Mesquita e Miroel Silveira do Teatro Laboratório, e em espaços abertos do conjunto arquitetônico e da cidade.

Inserção Profissional

O licenciado deve ser capaz de coordenar atividades nos mais diferentes campos em que a arte teatral seja proposta como modalidade privilegiada, tanto na educação formal, quanto na esfera de políticas públicas, ONGs, centros culturais, associações, prisões e outros contextos. O bacharel deve ser capaz de formular, executar, transformar e refletir sobre sua prática, como também ser portador e transmissor deste conhecimento para a sociedade. O curso flexibiliza a atuação profissional, conferindo-lhe um caráter polivalente, que permite ao artista, bacharel ou licenciado, no foco específico da ênfase de sua formação, transitar pelos diversos campos do conhecimento e da criação teatral.

Onde estudar?