Artes Visuais – São Paulo

Descrição do curso

O Curso de Artes Visuais oferece Licenciatura em Artes Visuais e quatro Bacharelados – Escultura, Gravura, Pintura, e Multimídia e Intermídia. Visa formar profissionais em nível de excelência e incentivar o compromisso duradouro com a pesquisa. Tem por objetivo: 1) a formação de artistas nos bacharelados específicos, apoiado no conhecimento de um universo amplo de linguagens artísticas; e 2) a formação de professores de arte licenciados para o ensino fundamental e médio, terceiro setor, museus e instituições culturais. As quatro habilitações e a licenciatura oferecem formação teórica básica em história e teoria da arte. O Curso busca o equilíbrio entre conteúdos teóricos e práticos e estimula os estudantes a consolidarem seus conhecimentos mediante o estudo e a pesquisa. O Bacharel ou Licenciado em Artes Visuais poderá atuar profissionalmente na produção de artes visuais, na pesquisa em arte de natureza prática e teórica, na crítica de arte, na gestão cultural e no ensino.

Infraestrutura

O Curso oferece aulas práticas e teórico-práticas e um rol básico de disciplinas teóricas sobre arte. Dispõe de ateliês de gravura, pintura, escultura, cerâmica, de artes para crianças e adolescentes, fotografia analógica e digital, multimídia e processamento de imagem digital, salas de estudo, laboratório de informática, estúdio, e biblioteca geral da unidade. São incentivadas atividades interdisciplinares junto aos cursos de artes cênicas, música e audiovisual ou em outras unidades da USP.

Inserção Profissional

Os egressos do Curso de Artes Visuais atuam em diversos campos do conhecimento; como artistas (pintores, gravadores, escultores, fotógrafos, videoartistas, artistas da web e multimídia, e profissionais voltados ao campo da linguagem visual); como educadores do ensino fundamental e médio, ou em setores educativos de instituições artísticas e culturais; e, por fim, como especialistas em instituições culturais e de ensino, nas áreas de história da arte, crítica, museologia e curadoria.

Onde estudar?