Ciências Biológicas – São Paulo

Descrição do curso

O curso visa à formação sólida e ampla dos conceitos, princípios e teorias da Biologia, procurando capacitar o biólogo a desenvolver ações estratégicas, diagnosticar e resolver problemas, elaborar e executar projetos relacionados à sua área de formação.
A estrutura curricular valoriza a compreensão de que a vida se organizou sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando os fatores evolutivos.
Depois de realizar um Núcleo Básico comum de dois anos, o graduando pode escolher uma e/ou outra modalidade, Licenciatura e Bacharelado, cada uma delas com dois anos de duração. Essa organização do curso favorece a flexibilidade curricular, observando interesses e necessidades específicas dos alunos. Nesse sentido, procura-se estimular outras atividades curriculares e extracurriculares de formação, como, por exemplo, iniciação cientifica, monitoria, atividades de extensão, estágios, disciplinas optativas e programas culturais.

Infraestrutura

Os alunos do IBUSP podem frequentar uma das mais completas bibliotecas do país em Ciências Biológicas, que ainda tem um valioso conjunto de obras raras. Realizam estágios, nos laboratórios do IB, de outras unidades da USP, Institutos de Pesquisa, em indústrias e Unidades de Ensino Fundamental e Médio. Participam de atividades científicas e culturais, e também de seminários, congressos e contam com amplo acesso à rede de informática da Universidade.

Inserção Profissional

Os profissionais formados em Ciências Biológicas podem exercer atividades no magistério (como professor ou outras atividades relacionadas ao ensino), ou ainda na área acadêmica, complementar a formação na pós-graduação. Podem ainda atuar na indústria (pesquisa e desenvolvimento), em consultorias e assessorias, assistência técnica e vendas.

Onde estudar?