Ciências Biomédicas – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O curso é inovador, com aulas expositivas de curta duração, variedade de métodos de aprendizagem e tempo para estudo. Prioriza atitude pró-ativa do estudante, proximidade com docentes e atividades didáticas associadas ao processo de produção e aplicação do conhecimento. O currículo tem 2 etapas:

1ª) Núcleo Geral (5 semestres) com estrutura inter e multidisciplinar e um docente como tutor acadêmico. As disciplinas de áreas biológicas são integradas e associadas a atividades em laboratórios de pesquisa; o ensino de ciências exatas ocorre no contexto dos fenômenos biológicos; a interação ciências biológicas-humanas aborda o contexto de atuação profissional; fundamentos de biotecnologia mostram perspectivas de fronteiras na área.

2ª) Ênfases (3 semestres cada): Ciências Básicas da Saúde e Biotecnologia em Saúde. O estudante realiza trabalho de conclusão de curso e opta por disciplinas e/ou estágios na FMRP, em outras instituições acadêmicas no país e no exterior, empresas públicas e privadas. Poderá, ao concluir uma ênfase, realizar a outra, caso deseje.

Infraestrutura

Aos 60 anos, a FMRP-USP é uma escola multiprofissional da saúde, com excelência em ensino e pesquisa, apoiada por ampla estrutura de salas de aula e laboratórios de ensino e de pesquisa, em contínua renovação. Integra-se a um amplo complexo de saúde liderado pelo seu Hospital das Clínicas. Os estudantes têm acesso a um dos maiores acervos bibliográficos do país na área biomédica e a programas de iniciação científica, aprendizado em serviços de extensão e intercâmbio internacional.

Inserção Profissional

Em função da modelação de sua formação, o graduado poderá exercer atividades profissionais na área de saúde em: ensino; investigação científica nas ciências básicas e aplicadas; manipulação e desenvolvimento de inovações de biotecnologia; em assessorias e consultorias relacionadas. Instituições de ensino e pesquisa, agências e órgãos governamentais, centros médicos e hospitalares, empresas industriais e de serviços na área da saúde constituem os locais mais prováveis de atuação.

Onde estudar?