Ciências Biomédicas – São Paulo

 Descrição do Curso

O curso de graduação em Ciências Biomédicas é um curso contemporâneo e abre perspectivas para o amplo conhecimento dos aspectos básicos da biologia humana, dos processos patológicos e das abordagens diagnósticas e terapêuticas que impactam na Medicina. O curso visa preparar alunos para desenvolverem projetos de pesquisa científica de alto nível.
Com grade curricular dinâmica e multidisciplinar, o curso estabelece relação entre ciência, tecnologia e sociedade, com bases éticas e humanísticas. A grade flexível permite ao aluno desenvolver trabalhos científicos nas diversas áreas da saúde e optar pelo seu próprio caminho de formação e habilitação, preferencialmente nas áreas de Anatomia, Biofísica, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Embriologia, Fisiologia, Farmacologia, Biologia Molecular, Histologia e Bioquímica. Outras habilitações são possíveis, sendo eventualmente autorizadas pela coordenação do curso.

Infraestrutura

O Instituto de Ciências Biomédicas possui 43 anos de história e é responsável por ministrar disciplinas de graduação para diversos cursos da
Universidade de São Paulo, como Medicina, Nutrição, Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina Veterinária, entre outros.
Há mais de 150 laboratórios com equipamentos modernos, onde são desenvolvidas notórias pesquisas sobre a saúde humana e animal.
Os alunos são estimulados a participar dos programas de iniciação científica, intercâmbio internacional, congressos e seminários e têm acesso aos mais de 15 mil títulos disponíveis na Biblioteca do Instituto, a qual conta com rede sem fio, pontos de rede disponíveis para usuários e salas de estudo.

Inserção Profissional

O campo de atuação do Bacharel em Ciências Biomédicas compreende instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, museus, hospitais e centros de diagnósticos. O biomédico também encontra oportunidades na área industrial, química e biológica, podendo coordenar ou integrar equipes multidisciplinares. O profissional graduado em ciências biomédicas pode prestar consultorias no âmbito de sua formação e competência. Como complemento de sua formação, é natural o graduando em Ciências Biomédicas dar continuidade em seus estudos na pós-graduação, realizando, mestrado, doutorado e pós-doutorado e eventualmente entrando na carreira acadêmica.

Onde estudar?