Ciências da Computação – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Ciência da Computação estuda o desenvolvimento de sistemas para as múltiplas plataformas e a construção de soluções computacionais para problemas da sociedade. O bacharel formado trabalha com as diversas etapas e abordagens do desenvolvimento de software e está preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que unam a teoria e a prática. Modelar bancos de dados, desenvolver e implementar projetos de software e propor soluções computacionais eficientes e econômicas são apenas algumas de suas atividades. Com a primeira turma, formada em 1974, o curso de Ciência da Computação do IME/USP é um dos melhores e mais tradicionais de todo o país. O bacharelado tem duração de 4 anos, em período diurno, para quem deseja explorar o mundo da computação e da informática. Além da formação básica, os ingressantes têm uma grade horária rica e flexível, possibilitando um aprofundamento nas áreas de interesse pessoal, através da escolha de 10 disciplinas entre as dezenas de optativas do curso. Com isso, o IME possibilita a entrada de profissionais cada vez mais capacitados e versáteis no meio acadêmico e no mercado de trabalho. Veja mais informações no Portal do Vestibulando: www.ime.usp.br/dcc/vestibulando/

Infraestrutura

Os alunos do IME-USP possuem vários laboratórios de informática disponíveis, sempre atualizados, além de outros especializados em Banco de Dados, Visão Computacional e Bioinformática. O Centro de Competência em Software Livre abre grandes oportunidades de aprendizado e treinamento para alunos de graduação e pós. A biblioteca do IME é uma das melhores da América Latina.

Inserção Profissional

Com a crescente demanda por profissionais da área e a excelência da formação do IME/USP, os formandos não encontram dificuldade em ingressar nesse mercado. Empresas de computação e de telecomunicações, consultorias, órgãos governamentais, mercado financeiro e sistemas Web são apenas alguns segmentos que dependem diretamente do bacharel em Ciência da Computação. Vários formandos, ainda, empreendem e montam seus próprios negócios, enquanto outros continuam na carreira acadêmica e partem para o mestrado e o doutorado, tornando-se pesquisadores em universidades e empresas. O mercado não é o único atrativo do bacharelado do IME. O curso proporciona uma série de complementos à formação acadêmica, como intercâmbios internacionais, atividades e projetos de pesquisa e inúmeros eventos, congressos e seminários.

Onde estudar?