Ciências dos Alimentos – Piracicaba

Descrição do curso

O curso de Ciências dos Alimentos tem como foco de estudo o alimento em toda a sua cadeia produtiva desde a pós-colheita, além dos fatores de produção que o afetam, até a mesa do consumidor. Fundamenta-se nas ciências biológicas, química e física, as quais são utilizadas para estudar o alimento, as causas da deterioração, o processamento, a conservação e todos os aspectos da qualidade. Abrange as áreas de higiene, nutrição, marketing e aspectos socioculturais e de gestão das atividades envolvidas. Forma um profissional com visão integradora do alimento-ser humano-ambiente capaz de identificar as demandas da sociedade. São oferecidas 45 disciplinas essenciais e 43 optativas nas áreas das ciências exatas, ciências biológicas e saúde, ciência e tecnologia de alimentos e ciências sociais, humanas e econômicas. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios como atividade de síntese, integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa.

Infraestrutura

Os alunos têm oportunidades de participação em projetos interdisciplinares com possibilidade de bolsas. Os estágios, na maioria das vezes remunerados, podem ser realizados nos grupos de extensão universitária e junto aos departamentos da ESALQ, ainda em instituições nacionais ou internacionais ou em empresas do sistema agroalimentar. Os alunos podem cursar disciplinas, realizar estágios e trabalhos de conclusão de curso em outros países e ainda participar do programa de dupla-diplomação na França.

Inserção Profissional

O profissional pode atuar na pós-colheita, indústria processadora de alimentos, centrais de distribuição, comercialização, serviços de alimentação, laboratórios, empresas e serviços de apoio ao sistema alimentar. Dentre as competências desse profissional estão: pesquisar e desenvolver produtos alimentícios; desenvolver programas de garantia da qualidade; atuar no processamento e conservação de produtos agropecuários; gerenciar ou integrar equipes de laboratórios em indústrias ou em serviços de apoio ao setor de alimentação.

Onde estudar?