Ciências Econômicas – Piracicaba

Descrição do Curso

Curso de economia com ênfase aplicada, desenvolvido durante 4 anos, forma economistas altamente qualificados em todas as habilidades necessárias para exercício da profissão no Brasil, em empresas ou no âmbito governamental. O curso da ESALQ conta com 68 disciplinas, entre obrigatórias e optativas, desenvolvidas no período diurno, predominantemente matutino, com amplas possibilidades para estágios e atividades extraclasse dentro e fora da universidade. As disciplinas são organizadas para dar ao aluno uma formação básica e específica nas áreas tradicionalmente lecionadas nos melhores cursos de economia do Brasil. Adicionalmente, o curso oferece oportunidades, em caso de interesse, do aluno cursar disciplinas e realizar estágios em áreas em que a ESALQ tem competência nacional e internacional, relacionadas aos agronegócios, à gestão de recursos naturais, à bioenergia e ao planejamento regional, algo que pode favorecer sua inserção no mercado de trabalho.

Infraestrutura

Salas de aula climatizadas, com modernos recursos audiovisuais, ambientes para estudo e pesquisa extra aula em duas bibliotecas (uma específica para o curso e outra geral), acesso à Internet, rede sem fio (WiFi) e acervo especializado. Todos os professores têm o título de doutor, obtidos em universidades renomadas do Brasil e do exterior. Ampla disponibilidade de participação em estágios (nacionais e internacionais), em grupos de pesquisa e extensão, e em empresas juniores.

Inserção Profissional

O economista formado pela ESALQ, tipicamente, desenvolve, de forma autônoma ou como integrante de uma empresa pública ou privada (de médio ou grande porte), ou mesmo de um instituto de pesquisa, atividades relacionadas ao planejamento econômico e financeiro, projeções, pesquisa e análise de mercado e eficiência econômica, análise de investimentos, formulação de políticas públicas e organizacionais, prestação de serviços em consultoria, produção de laudos, orientação, supervisão e assistência econômica.

Onde estudar?