Ciências Físicas e Biomoleculares – São Carlos

Descrição do Curso

O curso de Ciências Físicas e Biomoleculares representa o conjunto de conhecimentos que governam as propriedades das moléculas biológicas, suas interações no nível celular e nos sistemas vivos, integrando conceitos e aplicações em biotecnologia, saúde humana, agropecuária e ciências ambientais. Este curso foi criado visando à formação de um profissional capacitado a desenvolver ações estratégicas relacionadas à área de biotecnologia junto à indústria, ensino e pesquisa, sendo primeiro na América Latina. Ele fornece uma formação sólida em física básica, atômica, molecular e quântica, permitindo um conhecimento aprofundado das leis físicas e químicas que governam a matéria e sua estrutura, focadas nas propriedades das moléculas biológicas. Sobre esta base, são introduzidos conceitos de diagnóstico, modelagem, experimentação e simulação computacional, como o planejamento e modelagem de moléculas bioéticas, biomateriais e bioinformática avançada. Há um forte estímulo ao empreendedorismo.
A Ênfase Tecnológica consistirá na realização de estágio, no 9º. semestre, numa empresa conveniada ou centro de pesquisa externo ao IFSC e que atue na área tecnológica. A opção será a partir do 7º período do curso. O estágio, além de fornecer uma base de conhecimento prático da atuação em pesquisa, permitirá ao aluno vivência nas áreas tecnológicas já estabelecidas e em ampla expansão no Brasil. Os alunos poderão atuar, além das áreas de pesquisa e desenvolvimento, na gestão e operação de processos que requeiram um controle detalhado sobre fenômenos moleculares, como, por exemplo, na produção de fármacos ou no diagnóstico molecular.

Infraestrutura

O IFSC possui uma área moderna e dedicada aos Laboratórios de Ensino, com área de vivência que permite a integração entre estudantes e docentes. Oportunidades de estágio em laboratórios de pesquisa modernos são possíveis em diversas áreas na interface entre física e biologia. O IFSC conta com biblioteca própria moderna, que possui ambientes para estudo, sala de pesquisa, sala para audiovisual, entre outras.

Inserção Profissional

Além de fornecer, ao profissional, uma ampla base de conhecimento para a atuação em pesquisa, seja junto ao setor industrial seja junto a instituições de pesquisa, o curso permitirá sua atuação nas áreas estabelecidas e em ampla expansão no Brasil da indústria farmacêutica, de genéricos e de alimentos, na Biotecnologia e Bioinformática e na física aplicada a medicina.

Onde estudar?