Direito – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O curso de graduação em Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto está entre os mais atualizados do país em razão de sua criação recente e da preocupação do projeto pedagógico com a formação de pesquisadores e profissionais altamente qualificados. O curso estrutura- se em 5 anos em período integral, sendo o 1º ano com disciplinas de formação básica, para a compreensão de fatores sociais/econômicos que condicionam o fenômeno jurídico. Do 2º ao 4º ano, são disciplinas técnico-jurídicas, como direito constitucional, internacional, administrativo, processual, civil, penal, comercial entre outras áreas. Com disciplinas obrigatórias, como direito da saúde, direito do consumidor, direito ambiental e direito da propriedade intelectual; o aluno ainda pode desenvolver projetos de iniciação científica e realização de estágio obrigatório. No 5º ano, a grade torna-se integralmente flexível e o aluno pode escolher entre disciplinas eletivas. No ano de conclusão, espera-se, que esse aluno deposite seu trabalho de conclusão de curso e obtenha aprovação perante banca examinadora de especialistas. O curso valoriza as técnicas de aprendizado fora de sala de aula, gerando créditos às atividades de pesquisa e extensão necessários à conclusão do curso. Estimula-se a realização de disciplinas optativas livres, também mediante a concessão de créditos.

Infraestrutura

O curso dispõe de um centro de estudos próprio, com excelente infraestrutura, um amplo acervo de livros e revistas atualizados sobre todas as áreas de conhecimento. Fácil acesso à biblioteca central do campus.

As salas são equipadas com infraestrutura de informática e refrigeração, lousas especiais, painéis de projeção de slides, computadores, projetores e sistema de som. A Faculdade dispõe ainda de salas específicas de informática e espaços de estudos em grupo.

A FDRP dispõe de três importantes auditórios: dois com aproximadamente cem lugares e outro, com quinhentos lugares.

Inserção Profissional

A graduação em Direito é pré-requisito para o exercício de diversas carreiras, sobretudo jurídicas, como Advocacia, Magistratura, Ministério

Público, Procuradoria, Defensoria Pública.

O aluno pode ainda exercer atividades de assessoria/consultoria, ou ainda permanecer na área acadêmica, complementando a formação na pós-graduação (mestrado e doutorado) e posteriormente seguir carreira acadêmica.

Onde estudar?