Economia – São Paulo

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso de Ciências Econômicas está embasado em disciplinas obrigatórias e optativas que compreendem as competências definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A capacidade analítica, o espírito crítico e a sensibilidade para entender o sistema econômico são providos pelas disciplinas eminentemente teóricas e pelas disciplinas de formação social. Esses dois conjuntos abrangem as várias correntes em que hoje se divide a teoria econômica e a discussão sobre o contexto social e institucional no qual se insere a economia. A formação instrumental é fornecida por um leque amplo de disciplinas de caráter matemático, estatístico e econométrico, além da economia matemática e das matérias concernentes ao funcionamento prático do complexo mercado financeiro atual. O conhecimento da realidade brasileira é fornecido pelas disciplinas relacionadas à história econômica e à economia brasileira, além daquelas de teor mais aplicado, as quais também contribuem para a formação teórica dos alunos.

INFRAESTRUTURA

Os alunos da FEA dispõem de excelente infraestrutura. Há 35 salas de aula equipadas com microcomputadores e projetores, 8 laboratórios de informática e 12 salas de estudo com capacidade total para 350 alunos. A biblioteca é a maior do país na área. Possui cerca de 170.000 livros, 1.870 títulos de periódicos, 1.200 itens de videoteca/multimídia e 9.000 teses. Em breve, receberá acervo de 240 mil volumes, doado pelo Prof. Antonio Delfim Netto. Todas as instalações possuem ar condicionado.

INSERÇÃO PROFISSIONAL

Os economistas atuam principalmente em consultorias, órgãos do governo, mercado financeiro, empresas de grande porte e instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa. Desenvolvem diversas atividades, dentre as quais se destacam o planejamento e análise de investimentos, a programação e avaliação de políticas públicas, a elaboração de laudos e pareceres e a realização de estudos ligados à conjuntura econômica.

Onde estudar?