Editoração – São Paulo

Descrição do curso

O curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo foi criado em 1972, sendo o segundo curso superior destinado a formar editores no Brasil. Atento à modernização que alcança a indústria editorial no país e no exterior, busca atualizar sua linguagem e sua infraestrutura, particularmente com a inserção de disciplinas e de equipamentos de multimídia para a produção textual nos suportes impresso e digital. Com um corpo docente empenhado no acompanhamento das inovações no campo da produção editorial e gráfica, o curso de Editoração confirma sua vocação multidisciplinar, pois incorpora na grade curricular disciplinas teóricas e práticas dedicadas à formação acadêmica humanística e também dedicadas à formação técnico-profissional.

Inserção profissional

O profissional de Editoração envolve-se com uma série de atividades básicas, como o planejamento de mercado de publicações (viabilidade econômica, tiragem, qualidade técnica), além dos trabalhos administrativos de uma editora e da secretaria editorial e gráfica. Suas funções mais destacadas são a edição de texto (preparação e revisão) e a de arte (programação visual, editoração eletrônica e de vídeos e produção gráfica). Seu campo de atuação tradicional está nas editoras comerciais de livros, manuais, revistas, sendo também expressivo o mercado de confecção de vídeos, sites e produtos multimidiáticos.

Infraestrutura

Possui laboratórios informatizados, estruturados para atender aos fluxos de trabalho no campo editorial. Conta ainda com empresa júnior e a editora-laboratório Com-Arte, dedicadas à publicação de livros, revistas e outros produtos editoriais em suporte digital ou impresso.

Onde estudar?