Engenharia Aeronáutica – São Carlos

Descrição do curso

A Engenharia Aeronáutica é voltada para o desenvolvimento de aeronaves: aviões, helicópteros, dirigíveis e veículos aéreos não tripulados. O curso prepara o profissional para a sua atuação plena no setor aeronáutico. O currículo foi elaborado para proporcionar ao aluno habilidades para atuar nas diversas áreas do conhecimento aeronáutico: aerodinâmica, estruturas, dinâmica do voo, controle automático, sistemas, propulsão, materiais, manutenção e homologação aeronáutica. Todos esses conhecimentos adquiridos são aplicados ao projeto, desenvolvimento, construção e manutenção de aeronaves. Este profissional poderá também atuar nas áreas de pesquisa científica e aplicada, desenvolvidas nos Institutos de Pesquisa, Empresas e Universidades brasileiras e do exterior. A iniciação científica e atividades extracurriculares proporcionam ao aluno oportunidades para a abordagem científica e prática em problemas de Engenharia. O curso conta também com diversos convênios de duplo-diploma e intercâmbio internacionais.

Infraestrutura

O curso conta com laboratórios para ensaios em túnel de vento, aeroelasticidade, controle automático, propulsão, dinâmica estrutural, resistência dos materiais, metrologia, eletrônica, projeto de aeronaves, manutenção de aeronaves, metalografia e programação. Também conta com infraestrutura de apoio a atividades extracurriculares tais como: Aerodesign, aeronaves autônomas, foguetes, aeronave de propulsão humana e outros, além da iniciação científica ligada às pesquisas desenvolvidas pelos docentes.

Inserção Profissional

O curso permite a inserção em todo o setor aeronáutico: fabricantes de aeronaves, fabricantes de sistemas aeronáuticos, companhias de aviação, órgãos de certificação e centros de pesquisa. Os alunos têm contato com a indústria por meio de um programa de viagens didáticas, palestras de profissionais e estágios. Todo ano é realizada a Semana de Engenharia Aeronáutica que congrega representantes dos vários setores aeronáuticos. A escola conta com serviços de apoio ao estágio e convênios no Brasil e no exterior.

Onde estudar?