Engenharia Agronômica – Piracicaba

Descrição do Curso

De 200 disciplinas oferecidas, o aluno pode cursar disciplinas básicas e profissionalizantes nas áreas das ciências biológicas, exatas e humanas, e especializar-se nas áreas de biotecnologia; economia, administração e sociologia rural; engenharia de biossistemas; recursos naturais e manejo ambiental; produção animal; produção vegetal; processamento de produtos agropecuários. Durante sua formação, o estudante pode realizar atividades em laboratórios, estações experimentais e grupos de estágio, sendo a maioria deles agraciados com bolsas. A partir do segundo semestre, o estudante pode optar por disciplinas da Licenciatura, o que lhe permite lecionar em escolas de ensino técnico de ciências agrárias. O aluno tem a possibilidade de cursar algumas disciplinas no exterior e participar do programa de dupla-diplomação com universidades francesas. A combinação de trabalhos práticos e teóricos proporciona sólida e ampla formação e senso crítico que garante ao formado notoriedade e diferenciação no mercado.

Infraestrutura

Os alunos da ESALQ têm à disposição cerca de 200 docentes, em período integral, e o mais completo acervo de obras relacionadas às Ciências Agrárias da América Latina, com mais de 100.000 exemplares, além de vasta rede virtual de periódicos. Congressos, seminários e workshops são realizados no próprio campus, facilitando a participação dos alunos. O campus conta com Restaurante Universitário, salas com acesso à internet, Praça Esportiva, Unidade local de Atendimento Médico e Odontológico gratuito.

Inserção Profissional

O profissional poderá atuar em instituições públicas e privadas do agronegócio: gerenciamento da produção, comercialização e industrialização de produtos vegetais e animais; gerenciamento técnico e financeiro de propriedades agrícolas, gestão e monitoramento de recursos naturais, projetos em engenharia de biossistemas, manejo integrado de pragas, incluindo defensivos agrícolas; produção, comercialização e processamento de alimentos, fibras e agroenergia, capacitação de recursos humanos, pesquisa agropecuária e extensão rural.

Onde estudar?