Engenharia Ambiental – Lorena

Descrição do Curso

A Engenharia Ambiental está direcionada ao desenvolvimento econômico sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias para a prevenção e controle da poluição ambiental. Contém ainda o planejamento ambiental do território, licenciamento ambiental de atividades poluidoras, monitoramento e avaliação da qualidade ambiental dos recursos naturais, sistema de gestão ambiental em atividades produtivas, sistemas de higiene e de segurança ambiental e sistemas urbanos de engenharia sanitária. A estrutura proposta para o curso de Engenharia Ambiental objetiva a formação de profissionais que tenham forte embasamento nas Ciências Básicas (matemática, química, física e biologia), permitindo fundamentação sólida em Ciências da Engenharia e, mais especificamente, em Ciências da Engenharia Ambiental.

Infraestrutura

Possui dois campi. Bibliotecas com vários ambientes, sala de videoconferência e acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. A Escola oferece excelente rede de informática, inclusive com wireless em todos os campi. Os alunos podem realizar estágios e participar de atividades científicas, seminários, conferências e congressos. Há refeitório, centro de informática e praça de esportes. As entidades estudantis Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Junior possuem instalações próprias.

Inserção Profissional

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por projetos de conservação e recuperação dos recursos naturais, da biodiversidade e das condições climáticas do planeta. É capacitado para avaliar riscos ambientais, participar dos estudos de caracterização ambiental e da elaboração de estudos de impactos ambientais. Pode atuar em órgãos públicos, firmas de consultoria e em setores de controle ambiental de indústrias, em organizações não governamentais (ONGs) e em institutos de pesquisas.

 

Onde estudar?