Engenharia Ambiental – São Carlos

Descrição do Curso

A estrutura proposta do curso de Engenharia Ambiental objetiva a formação de profissionais que tenham forte embasamento em Ciências Básicas (Matemática, Química, Física e Biologia), permitindo fundamentação sólida em Ciências de Engenharia e, mais especificamente, em Ciências de Engenharia Ambiental. O objetivo a ser cumprido com essa fundamentação é a criação, geração e desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação de tecnologia consolidadas para prevenção e controle da poluição ambiental. O Engenheiro do Ambiente estará apto a participar dos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidade e vocações naturais do ambiente e na elaboração de estudos de impactos ambientais. A existência de profissionais com essas características é importante na implantação de qualquer modelo de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no ambiente.

Infraestrutura

O complexo didático do curso está localizado no Campus 2 da USP – São Carlos. Em área construída superior a 2.000 m2, o edifício conta com salas de aula, anfiteatro, salas de estudo e informática, além de oito laboratórios didáticos: Poluição Ambiental, Biologia, Fenômenos de Transporte, Recursos Hídricos, Processos e Operações Unitárias, Modelação Matemática, Análise Ambiental, Geologia e Solos.

Inserção Profissional

O egresso encontrará mercado de trabalho junto a Empresas Públicas e Privadas, e órgãos da administração direta. Empresas de consultoria que elaboram planos de uso do solo, estudos de impactos, pareceres técnicos e projetos específicos na área ambiental, constituem um dos principais mercados de trabalho. Empresas de extração e de transformação, de geração de energia, apresentam demanda crescente, notadamente em regiões com problemas de saturação de atividades e conflitos de uso dos recursos naturais.

Onde estudar?