Engenharia Bioquímica – Lorena

Descrição do Curso

O curso de engenharia bioquímica tem como objetivo formar profissionais aptos para atuar no projeto, desenvolvimento, gerenciamento e controle de processos biológicos em escala industrial, preparando um profissional capacitado para atuar numa área interdisciplinar moderna que integra a engenharia química, a bioquímica e a biologia. O curso capacita o aluno para entender e gerenciar os processos em que os agentes de transformação são células vivas, enzimas ou outros sistemas correlatos. A grade curricular do curso está estruturada num formato em que os primeiros semestres são dedicados às disciplinas fundamentais da engenharia química (matemática, física e química) e disciplinas introdutórias de engenharia bioquímica. Nos demais semestres, as disciplinas da engenharia estão mescladas com disciplinas específicas que abordam desde os fundamentos da microbiologia e da bioquímica até a tipificação dos processos industriais que empregam agentes biológicos, enzimas ou sistemas correlatos.

Infraestrutura

Existe em dois campi. Bibliotecas com vários ambientes, sala de videoconferência e acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. A Escola oferece excelente rede de informática, inclusive com wireless em todos os campi. Os alunos podem realizar estágios e participar de atividades científicas, seminários, conferências e congressos. Há refeitório, centro de informática e praça de esportes. As entidades estudantis Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Junior possuem instalações próprias.

Inserção Profissional

O Engenheiro Bioquímico pode atuar em áreas tradicionais da engenharia química, bem como no setor que emprega processos biológicos industriais tais que: produção de alimentos por fermentação; produção de álcool e açúcar, celulose e papel e biocombustíveis; produção de insumos para a agricultura; produção de enzimas; produção de bebidas fermentadas; tratamento de resíduos; produção de antibióticos, vacinas, fermento biológico, etc. Poderá atuar também em pesquisa e desenvolvimento de bioprocessos.

Onde estudar?