Engenharia Civil – São Carlos

Descrição do Curso

O curso de Engenharia Civil da EESC, com duração de 10 semestres, forma profissionais plenamente capacitados para atuar em todas as áreas da Engenharia Civil. Nos dois primeiros anos, são ministradas as disciplinas básicas, com forte fundamentação em Física e Cálculo. Em sua maioria, as disciplinas de aplicação são oferecidas por quatro departamentos da EESC (Eng. de Estruturas, Eng. de Transportes, Geotecnia, e Hidráulica e Saneamento) e pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo. No quinto ano, os conhecimentos adquiridos são consolidados em atividades de estágio e elaboração do trabalho de conclusão de curso (projeto de engenharia civil, de preferência multidisciplinar). Adicionalmente à formação tradicional, são oferecidas disciplinas optativas, dentre as quais é necessário cursar, no mínimo, 12 créditos aula. Poderá ser concedido um Certificado de Estudos Especiais ao aluno que obtiver ao menos 16 créditos aula em disciplinas optativas nas áreas de Eng. de Estruturas ou de Eng. de Transportes. Os departamentos são fortemente comprometidos com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária e contam com docentes altamente qualificados, propiciando a inserção dos alunos nos programas de iniciação científica e de monitoria.

Infraestrutura

Além da infraestrutura do Campus de São Carlos (EESC e quatro Institutos), o diferencial para os alunos da engenharia civil é o suporte proporcionado pelos quatro departamentos que constituem o núcleo do seu curso. Os departamentos, que contam com laboratórios de pesquisa avançada, são abertos à participação dos alunos, com ótimo retorno em termos de aprendizado e possibilidade de realização de atividades extracurriculares (iniciação científica, monitoria, etc.).

Inserção Profissional

O Engenheiro Civil formado na EESC tem atribuição para projetar, construir, analisar e resolver os problemas relacionados a edificações, pontes, barragens, túneis, fundações, contenção e estabilidade de taludes, abastecimento de água, recursos hídricos, controle de cheias, aproveitamentos hidrelétricos; irrigação e drenagem, tratamento de água e esgoto, disposição de resíduos sólidos e controle da poluição hídrica, infraestrutura de transportes, portos, aeroportos, vias navegáveis, estradas, planejamento e operação de transportes. Tendo em vista sua destacada formação acadêmica, os engenheiros civis formados na EESC gozam de excelente aceitação e prestígio no mercado de trabalho.

Onde estudar?