Engenharia de Alimentos – Pirassununga

Descrição do curso

O Engenheiro de Alimentos possui formação abrangente e multidisciplinar. É um profissional com habilidade para o desenvolvimento de novos produtos, embalagens, processos e equipamentos, bem como elaboração e execução de projetos, realização de vendas técnicas, gerenciamento de pessoas e processos, implementação e garantia da qualidade e da segurança dos alimentos.
Nos dois primeiros anos, o curso de Engenharia de Alimentos da FZEA/USP oferece principalmente, disciplinas de ciências básicas como Matemática, Física e Química; além dessas, no segundo ano já são inseridas disciplinas das Ciências de Engenharia de Alimentos, como Química e Microbiologia dos Alimentos. A partir do terceiro ano, o estudante estará apto para disciplinas da área de Engenharia aplicada, mescladas a disciplinas de caráter tecnológico e da área de humanidades.

Infraestrutura

O curso de Engenharia de Alimentos da FZEA/USP tem como diferencial três fábricas, em pleno funcionamento, no interior do campus: um laticínio, um frigorífico e uma fábrica de ração. Essas instalações são utilizadas para aulas práticas e estágios. O curso conta, além disso, com uma unidade piloto de tratamento de efluentes industriais. Outro destaque é a prática da política de internacionalização no ensino, que propicia o intercâmbio de estudantes com diversas instituições estrangeiras.

Inserção Profissional

A indústria alimentícia é o principal local de atuação do Engenheiro de Alimentos. Além dela, o profissional pode atuar em outras indústrias de transformação. Fábricas de ração, de equipamentos, de embalagens, de aditivos, de biotecnologia e usinas de álcool, assim como laboratórios de análise de alimentos, grandes redes de supermercados e restaurantes, centros de pesquisas, centros de distribuição e órgãos governamentais também são potenciais empregadores.

 

Onde estudar?