Engenharia de Minas – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Engenharia de Minas da EPUSP é um curso tradicional, com mais de 60 anos de existência, formando engenheiros para este importante segmento industrial. É responsável pela produção mineral, que inclui a localização de reservas na natureza (prospecção e pesquisa mineral), avaliação técnica e econômica quanto à viabilidade, execução do projeto, do planejamento, da extração (lavra de mina) e o beneficiamento (separação da parte de interesse do resto), visando atender as indústrias de transformação, fornecendo matérias primas como ferro, alumínio, areia, carvão, dentre outros.
Suas atribuições incluem a recuperação das regiões de extração, além de colaborar com outras áreas da Engenharia, no projeto e construção de túneis (estradas, ferrovias), projeto de novos equipamentos, tratamento e disposição de rejeitos industriais, controle do meio ambiente e demolição de obras com explosivos.

Infraestrutura

Os alunos possuem completa área de estudos que incluem confortáveis salas de aula, biblioteca completa, 7 laboratórios de ensino e pesquisa, prédio próprio de vivência, que abriga o Centro Acadêmico Moraes Rego, lanchonete, agência bancária, sala de informática e outras facilidades de estudo. Tem apoio e facilidade para executar estágios e atividades de pesquisa nos laboratórios da própria instituição e também nas empresas. Além disto, conta com todas as facilidades da USP, como moradia estudantil, refeitório, transporte interno, dentre inúmeras outras. Anualmente o Centro Acadêmico organiza a Semana de Estudos Mínero-Metalúrgico de grande destaque no cenário científico e estudantil da área.

Inserção Profissional

Este profissional pode atuar em empresas de mineração, na busca lavra e beneficiamento de minérios, nas empresas de engenharia na área de projetos, consultoria, institutos de pesquisa, órgãos do governo de normalização e fiscalização, pesquisa mineral, legislação e também no ensino, pesquisa e fiscalização. Suas atividades ainda incluem abertura de túneis, demolição com explosivos de obras civis, tratamento de resíduos industriais e a recuperação ambiental de áreas degradadas.

Onde estudar?