Engenharia de Produção – Lorena

Descrição do Curso

A Engenharia de Produção atua no projeto, modelagem, implantação, operação, manutenção e melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda à Engenharia de Produção especificar, prever e avaliar os resultados obtidos desses sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia. A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para características de produtos (bens e/ou serviços) e de sistemas produtivos, vincula-se, fortemente, com as ideias de projetar e viabilizar produtos e sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada são fundamentais para a elevação da qualidade de vida e da competitividade do País.

Infraestrutura

Existe em dois campi. Bibliotecas com vários ambientes, sala de videoconferência e acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. A Escola oferece excelente rede de informática, inclusive com wireless em todos os campi. Os alunos podem realizar estágios e participar de atividades científicas, seminários, conferências e congressos. Há refeitório, centro de informática e praça de esportes. As entidades estudantis, tais que: Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Junior possuem instalações próprias.

Inserção Profissional

O profissional pode atuar em diversas organizações como indústrias automobilísticas, químicas, elétricas e outras, também em sistemas produtivos de empresas de serviços e terceiro setor. Principais atividades: implantação e desenvolvimento de sistemas de garantia da qualidade; organização e planejamento do fluxo de produção, otimização e racionalização de processos produtivos; gestão de projetos e da inovação; elaboração de projeto de novas fábricas ou novos processos produtivos.

Onde estudar?