Engenharia Física – Lorena

Descrição do Curso

O curso forma um engenheiro com perfil generalista, com sólida base cientifica e tecnológica nas disciplinas de Ciências Exatas (Física, Química e Matemática), preparados para aplicar esses conhecimentos básicos na investigação e resolução de problemas tecnológicos. A formação enfatiza simultaneamente as visões de cientista e de engenheiro que fundamentarão seu desempenho profissional. Aliado ao conhecimento básico, o engenheiro físico tem a capacidade de dominar as modernas ferramentas de trabalho nas áreas de Física do Estado Sólido, Eletromagnetismo, Ciência e Engenharia dos Materiais, Computação, Eletrônica, Optoeletrônica e Fotônica, Instrumentação Eletrônica e Analítica, Controle e Automação, Robótica, Vácuo e Criogenia, dentre outras. O Engenheiro Físico tem plena capacidade em propor soluções para os mais diversos problemas enfrentados pelos setores de produção e de desenvolvimento.

Infraestrutura

Existe em dois campi. Bibliotecas com vários ambientes, sala de videoconferência e acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. A Escola oferece excelente rede de informática, inclusive com wireless em todos os campi. Os alunos podem realizar estágios e participar de atividades científicas, seminários, conferências e congressos. Há refeitório, centro de informática e praça de esportes. As entidades estudantis, tais que: Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Junior possuem instalações próprias.

Inserção Profissional

O Engenheiro Físico estará apto à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao desempenho de papéis de liderança na introdução de novas tecnologias, processos e produtos no segmento industrial com elevado valor agregado. Esse engenheiro pesquisa e soluciona problemas das diversas áreas da tecnologia moderna, especialmente aquelas de grande impacto tecnológico nas quais os conhecimentos de Física Clássica e Física Moderna constituem o seu alicerce.

Onde estudar?