Engenharia Florestal – Piracicaba

Descrição do curso

A formação do engenheiro florestal oferecida abrange a capacitação técnico-científica de três grandes áreas: silvicultura e manejo florestal, ecologia aplicada e tecnologia de produtos florestais. Entre as competências profissionais do engenheiro florestal estão a coordenação, o planejamento, a administração e a execução de projetos para: produção de mudas florestais e plantio das mesmas, cuidados pós-plantio, colheita e transporte florestal, conservação de ecossistemas florestais, sistemas de produção florestal em florestas naturais e plantadas, utilização de recursos florestais por populações tradicionais, extração e produção de recursos não-madeireiros, mensuração e amostragem de recursos florestais, transformação artesanal e industrial de produtos florestais, manejo de solos e recursos hídricos, zoneamento econômico- ecológico de culturas florestais, entre outras. O estudante pode optar por disciplinas da Licenciatura, o que lhe permite lecionar em escolas de ensino técnico agrícola.

Infraestrutura

Os alunos contam com acervo de livros na Biblioteca Central da ESALQ e também na Biblioteca “Professor Heládio do Amaral” situada no Departamento de Ciências Florestais. Ao mesmo Departamento, pertencem laboratórios, duas estações experimentais e grupos de extensão para vivência profissional intra e extracurriculares. O campus conta com Restaurante Universitário, salas com acesso à internet, Praça Esportiva, Centro de Vivência e Unidade local de Atendimento Médico e Odontológico gratuito.

Inserção Profissional

Os engenheiros florestais formados pela ESALQ são aptos a trabalhar em indústrias moveleiras, de celulose, papel, bioenergia, painéis de madeira e serrarias, atuando no processo de transformação da matéria-prima; em propriedades rurais,  tanto para produção de madeira quanto para adequação à legislação ambiental; Unidades de Conservação (UCs), populações extrativistas, docência (aos licenciados); certificação ambiental e de produtos florestais; consultoria a empresas e proprietários rurais, ONGs e órgãos governamentais.

Onde estudar?