Engenharia Mecânica – São Carlos

Descrição do curso

A Habilitação em Engenharia Mecânica, oferecida pela Escola de Engenharia de São Carlos, forma profissionais capacitados a projetar e desenvolver novos produtos; planejar e supervisionar a fabricação de motores, turbinas, bombas, automóveis, máquinas operatrizes, geradores de vapor, vasos de pressão, compressores, sistemas térmicos, tubulações industriais, sistemas de controle de máquinas e processos; controlar a qualidade de produtos e supervisionar a manutenção de máquinas. Caracteriza-se por oferecer três opções diferentes de currículos (certificados especiais), sendo que todos possuem o objetivo principal de preparar o profissional para atuar em qualquer campo da Engenharia Mecânica. Os dois primeiros anos do curso, denominado ciclo básico, o aluno cursa disciplinas de caráter básico em diversas áreas do conhecimento, tais como Matemática, Física, Química, Ciência dos Materiais e Desenho Técnico. Esse conjunto de disciplinas tem por objetivo dar ao aluno uma sólida formação conceitual. A partir do quinto período, o aluno cursa as várias disciplinas profissionalizantes. As atividades curriculares são distribuídas em dez períodos letivos (semestres). Os conteúdos da Estrutura Curricular são ordenados em núcleos: Conteúdos Básicos; Conteúdos Profissionalizantes; Extensões e Aprofundamentos; Integração dos Conhecimentos e Atividades Complementares. As opções curriculares são: Engenharia Automobilística; Manufatura e Projeto de Máquinas.

Infraestrutura

Os alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos podem frequentar várias bibliotecas, das mais completas do país, têm acesso a excelente rede de informática e salas informatizadas. Realizam estágios nos diversos Laboratórios ligados ao curso ou em indústrias e participam de atividades científicas e tecnológicas. Contam com entidades estudantis (Centro Acadêmico, Atlética, Empresa Júnior) e Equipes extracurriculares, tais como a Equipe Fórmula SAE e Equipe SAE Mini Baja.

Inserção Profissional

O Engenheiro Mecânico é um profissional de grande versatilidade, podendo atuar em todos os seguimentos do ramo industrial e da pesquisa tecnológica. Seu campo de trabalho vai desde o chão de fábrica até o gerenciamento de grandes corporações empresariais. Pela sua formação ampla, o Engenheiro Mecânico tem sido largamente procurado por empresas da área de mercado de capitais. Tem também atuado no setor de compra e vendas. Grandes empresas negociam grandes equipamentos sempre com a assessoria de um Engenheiro Mecânico.

Onde estudar?