Engenharia Metalúrgica – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Engenharia Metalúrgica tem mais de 50 anos de existência, consolidando uma posição de destaque na formação de recursos humanos de alto nível, evidenciado pelo grande número de profissionais ocupando cargos de primeiro escalão na indústria, e em pesquisa e desenvolvimento, em órgãos de planejamento governamentais e em associações técnicas nacionais. A atuação do Engenheiro Metalurgista cobre o extenso campo que vai desde o desenvolvimento e otimização de processos de redução de minérios e produção primária de metais até o acabamento de peças e montagem de componentes. A formação do Metalurgista cobre três campos: metalurgia extrativa (processos de produção primária de metais e refino de metais e ligas metálicas), metalurgia de transformação (conformação mecânica, fundição, tratamentos térmicos, tratamentos superficiais, soldagem, metalurgia do pó, etc.) e metalurgia física (trata dos fenômenos físicos e transformações que ocorrem nos metais e ligas e correlaciona a estrutura dos materiais metálicos com suas propriedades).

Infraestrutura

O curso dispõe de salas de aulas, moderno anfiteatro para 120 lugares, salas de estudo e computação para os alunos e laboratórios didáticos e de pesquisa na maior parte das disciplinas cobertas pelo curso. Exemplos de equipamentos disponíveis: microscópios ópticos para metalografia e análise de imagens, difratômetro de raios X, microscópios eletrônicos de varredura e de força atômica, fornos, equipamentos de análises térmicas, de caracterização eletroquímica, hidrometalurgia e ensaios mecânicos.

Inserção Profissional

O engenheiro metalurgista é habilitado ao trabalho em empresas siderúrgicas, metalúrgicas e fabricantes de ligas metálicas, podendo atuar tanto na fabricação, como no desenvolvimento e aperfeiçoamento desses materiais. Além disso, pode atuar em um grande número de setores industriais, na especificação, seleção e verificação de desempenho de metais e ligas em uso. Sua sólida formação lhe permite também a participação em pesquisa e desenvolvimento em universidades e centros de pesquisa.

Onde estudar?

  • POLI - Escola Politécnica
    integral 50 vagas bacharelado
    Os alunos ingressantes nos cursos de Engenharia de Materiais e de Engenharia Metalúrgica cursarão um ciclo comum da estrutura curricular até o final do 3º ano, no qual farão a opção por uma das habilitações (Materiais ou Metalúrgica), com base nas notas obtidas nas disciplinas obrigatórias, constantes dessa estrutura, a contar do ano de ingresso do aluno - duração: 10 semestres - duração: 10 semestres *vagas divididas com o curso de Engenharia de Materiais.