Engenharia Química – Lorena

Descrição do Curso

Engenharia Química é a área/ramo de atividade que se dedica à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos Processos Químicos e de seus Produtos. Nesse contexto inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos Químicos, assim como a investigação e formação em tais domínios.

Infraestrutura

Existe em dois campi. Bibliotecas com vários ambientes, sala de videoconferência e acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. A Escola oferece excelente rede de informática, inclusive com wireless em todos os campi. Os alunos podem realizar estágios e participar de atividades científicas, seminários, conferências e congressos. Há refeitório, centro de informática e praça de esportes. As entidades estudantis, tais que: Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Junior possuem instalações próprias.

Inserção Profissional

O principal campo de atuação do engenheiro químico é constituído pelas indústrias químicas. Em seu sentido mais amplo, a indústria química abrange, além da fabricação de produtos químicos propriamente ditos, também os setores de petroquímica, tintas e pigmentos, detergentes, plásticos e borrachas, celulose e papel, cimento, fertilizantes, alimentos, fármacos, novos materiais, processos biotecnológicos etc. Outro campo importante de atuação é a preservação do meio ambiente.

Onde estudar?