Engenharia Química – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Engenharia Química tem duração de cinco anos. Os dois primeiros anos compreendem um conteúdo básico em disciplinas como Matemática, Física e Química. A partir do terceiro ano, o enfoque é dado à formação profissionalizante, com disciplinas específicas da Engenharia Química. Um diferencial do curso de Engenharia Química é seu modelo cooperativo. A partir do terceiro ano, o curso passa a ter uma estrutura quadrimestral, intercalando cinco períodos acadêmicos, com as disciplinas, e quatro períodos de estágio, realizados em tempo integral em indústria ou laboratório de pesquisa. A educação cooperativa é uma metodologia de ensino que promove o aprendizado contínuo não somente em aulas, mas também no trabalho em empresas. A interação entre as atividades de pesquisa e pós-graduação e o ensino de graduação é intensa, com a utilização dos laboratórios de pesquisa em atividades de iniciação científica, nas quais os alunos da graduação participam de projetos e pesquisas.

Infraestrutura

Além da infraestrutura da EPUSP (rede de informática e sistema integrado de bibliotecas), no Departamento de Engenharia Química, os alunos têm acesso a modernos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, como os laboratórios de Engenharia de Alimentos, de Eletroquímica e Corrosão, de Separações Térmicas e Mecânicas, e dos laboratórios dos grupos de Engenharia de Sistemas em Processos, de Engenharia de Bioprocessos, e de Gestão e Tecnologia Ambientais.

Inserção Profissional

O domínio de atuação do Engenheiro Químico é bastante amplo, podendo atuar em diversos segmentos industriais (Químico, Petroquímico, Petróleo e Gás, Biotecnologia, Celulose e Papel, Especialidades Químicas, Fármacos, Alimentos, Açúcar e Álcool, Cosméticos, entre outros). Nessas indústrias, ele está capacitado para trabalhar no planejamento, projeto, construção, operação e gerência, em pesquisa e desenvolvimento de novos processos e produtos, e nas áreas ambiental e de qualidade.

Onde estudar?