Estatística – São Paulo

Descrição do curso

A missão do curso é formar Estatísticos para atuar no mercado de trabalho, em empresas privadas e órgãos públicos, bem como formar profissionais preparados para seguir carreira acadêmica, prosseguindo com a realização de mestrado e doutorado. O curso segue alguns preceitos: 1) sólida formação básica: nos dois primeiros anos do curso, o aluno passa por uma formação forte em Matemática, Ciência da Computação, Física e Estatística; 2) formação ampla em técnicas estatísticas: existem muitas técnicas estatísticas já consagradas por sua grande aplicabilidade. O aluno do Bacharelado em Estatística é exposto à grande maioria delas durante o terceiro ano, quando tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de exemplos de aplicação; 3) adequação ao mercado: durante o quarto ano, o aluno cursa duas disciplinas, uma espécie de “residência” em que o Centro de Estatística Aplicada fornece problemas a serem resolvidos pelos alunos, com a supervisão de um professor orientador.

Infraestrutura

Os alunos utilizam o Centro de Ensino de Computação e uma sala equipada com computadores e impressoras, interligados por rede integrada. A biblioteca do IME-USP é considerada uma das mais completas do Brasil nas áreas de Estatística, Matemática e Computação, contando com um acervo com grande quantidade de livros, permanentemente atualizada, e com a assinatura de todos os principais periódicos científicos. O IME possui um centro de convivência com Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Junior.

Inserção Profissional

Há uma grande demanda por Estatísticos em todas as áreas. Os egressos podem atuar no setor financeiro (modelagem, previsão, análise de risco), atuarial, agências reguladoras (ANVISA, ANATEL, etc), indústria (desenvolvimento de novos produtos e controle de qualidade), pesquisa de mercado e opinião, área médica, órgãos públicos (elaboração de estatísticas oficiais), agropecuária (planejamento de experimentos), epidemiologia, outras áreas.

Onde estudar?