Farmácia-bioquímica – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Farmácia-Bioquímica da FCFUSP oferece a formação do Farmacêutico. O núcleo comum do curso tem disciplinas das áreas de Biologia, Química, Física e Matemática, Humanidades e de Farmácia, incluindo integrados de Fisiopatologia e Farmacologia e de Tecnologia Farmacêutica que possibilitam formação sólida e integrativa. O núcleo profissionalizante tem disciplinas e práticas que visam capacitar os alunos em atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O aluno tem oportunidade de participar de programas de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa da FCFUSP, realizar estágios em indústrias farmacêuticas, farmácias, hospitais e em outros serviços de atenção à saúde. Nos programas de extensão universitária, os estudantes participam de várias atividades sociais. Convênios com universidades estrangeiras possibilitam a complementação dos estudos e a realização de estágios fora do país.

Infraestrutura

A FCFUSP tem salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa que proporcionam excelente ambiente de aprendizagem, além de uma das mais completas e modernas bibliotecas do país. Dispõe de sala pró-aluno com acesso a uma rede de informática eficiente. No centro de vivencia, estão instalados o refeitório e as entidades estudantis (Centro Acadêmico, Atlética, Farma Junior e outras). Os locais de estágio em empresas e instituições conveniadas com a FCF são ambientes de prática profissionalizante para os estudantes.

Inserção Profissional

O egresso da FCF pode exercer atividades em indústrias farmacêuticas e afins (pesquisa, produção, garantia e controle de qualidade, registro de produtos, pesquisa clínica, farmacovigilância, assessoria técnico-científica, marketing); farmácia hospitalar e comunitária; laboratório clínico e de toxicologia; indústria alimentícia; e instituição de ensino e pesquisa. A FCF oferece oportunidades de pós-graduação aos farmacêuticos (residência farmacêutica, mestrado, doutorado) e estágios de pós-doutorado.

Onde estudar?