Filosofia – São Paulo

Descrição do Curso

A graduação em Filosofia visa a uma formação técnica e crítica, por meio do estudo da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. Privilegia-se o estudo analítico de temas e autores, evitando-se uma abordagem meramente panorâmica. Visa-se a formar o pesquisador e professor, tanto do ensino superior como do ensino médio, sempre pela compreensão de que a docência decorre da pesquisa e de que o exercício da capacidade crítica só se adquire no trato com as formas históricas do pensamento. O objetivo é dar ao futuro professor e pesquisador formação compatível com a tarefa pedagógica, inclusive no que diz respeito às dificuldades relativas ao ensino da disciplina no ensino médio, tarefa essa sempre entendida como trabalho de emancipação das consciências e da capacitação para uma cidadania plena. O profissional de Filosofia pode exercer também atividades ligadas ao campo cultural.

Infraestrutura

Os alunos da Filosofia da USP têm à sua disposição uma das mais completas bibliotecas na área de filosofia do Brasil, a saber, a Biblioteca Florestan Fernandes. Também possuem acesso à rede de informática, realizam estágios remunerados e de intercâmbio nacional e internacional e participam de atividades científicas (seminários, conferências e outros). Junto ao Centro Acadêmico o aluno possui possibilidades de interação, envolvendo atividades culturais e de formação universitária mais ampla.

Inserção profissional

Os alunos formados em Filosofia na USP podem exercer a atividade de magistério superior e de ensino médio. Para o primeiro caso é necessária a pós-graduação (mestrado e doutorado), ao passo que para o segundo caso basta o diploma de bacharel e de licenciado em filosofia. Além disso, o profissional da área de filosofia, devido à sua formação cultural e intelectual, pode atuar em diferentes campos do saber e da sociedade, seja em editoras e em museus, seja em instituições públicas e em órgãos de cultura.

Onde estudar?