Física Médica – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

Em face dos constantes avanços tecnológicos que ocorrem em todas as áreas da saúde existe a necessidade da formação de recursos humanos aptos a interagir com essas inovações. O currículo de Física Médica visa aliar uma sólida formação de física com diversas formações específicas como radiações e suas aplicações, imagens médicas e biofísica. Os módulos de disciplinas existentes no currículo do Bacharelado de Física Médica compreendem os conceitos necessários para a formação de um Físico.
Os docentes do curso atuam em inúmeras áreas de pesquisa correlatas à Física aplicada a Medicina, Biologia e Odontologia, propiciando aos alunos vivenciarem em suas disciplinas questões aplicadas à área de formação desde o ciclo básico gerando um ambiente em que os alunos se engajam em iniciações científicas logo após o primeiro ano do curso.
O curso de Física Médica conta com laboratórios de física básica, física moderna, eletrônica e instrumentação, além de disciplinas que utilizam equipamentos de laboratórios de pesquisa e de hospitais. A estrutura do curso permite uma grande interação com os docentes, estudantes de pós-graduação, participação em reuniões de pesquisa, colóquios e seminários relacionados a atualidades da física ou áreas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento no departamento.

Infraestrutura do curso

O Curso de Física Médica conta com laboratórios de física básica, física moderna, eletrônica e instrumentação, além de disciplinas que utilizam equipamentos de laboratórios de pesquisa e de Hospitais. A estrutura do curso permite uma grande interação com os docentes, estudantes de pós-graduação, participação em reuniões de pesquisa, colóquios e seminários relacionados a atualidades da física ou áreas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento no Departamento.

Inserção Profissional

Os formandos em Física Médica podem atuar em hospitais, serviços de radioterapia, clínicas de imagens médicas, empresas multinacionais que desenvolvem ou comercializam equipamentos médicos hospitalares e programas de Pós-Graduação de diferentes Universidades Brasileiras ou do Exterior. Com a forte formação em Física, Matemática e instrumentação biomédica o Físico Médico possui capacitação que propicia o empreendedorismo em sua área de atuação.

Onde estudar?