Fisioterapia – Ribeirão Preto

Descrição do curso

O Curso de Graduação em Fisioterapia da FMRP-USP oferece estrutura seriada anual (semestral), e duração de cinco anos, sendo que nos dois primeiros anos, o curso se desenvolve das 16h00 ás 21h45. No terceiro e quarto anos das 14h00 às 21h45 e no quinto ano, em período integral. No primeiro ano é oferecida formação básica em saúde e fundamentos da profissão, a partir do segundo, disciplinas clínicas e aplicadas, preparatórias para o estágio do último ano que ocorre em diferentes níveis de atenção à saúde. A carga horária obrigatória total do curso é de 4290 horas, sendo, principalmente, centrada nos conhecimentos fisioterapêuticos básicos e aplicados. O curso também oferece formação nas questões de prevenção de doenças e promoção à saúde da população e em pesquisa, apresentando uma importante vocação em proporcionar iniciação científica aos estudantes. O perfil que se pretende formar é de fisioterapeuta generalista capacitado a atuar em diferentes áreas da profissão.

Infraestrutura

As disciplinas são desenvolvidas em salas de aula, laboratórios didáticos específicos, sendo que os docentes contam com a contribuição de técnicos nas disciplinas experimentais. Os equipamentos necessários ao aprendizado dos conteúdos profissionalizantes estão distribuídos em laboratórios didáticos, Hospitais e Unidades de Saúde. Estão disponíveis aos estudantes recursos de informática além de suporte pedagógico e acervo de livros e periódicos nas Bibliotecas do campus, bem como de salas de estudos.

Inserção Profissional

O profissional Fisioterapeuta poderá atuar em diferentes especialidades e exercer suas atividades na Área Clínica, que inclui Hospitais, Consultórios, Centros de Reabilitação e Ambulatórios; na Área de Saúde Coletiva, que inclui Ações Básicas de Saúde, Fisioterapia do Trabalho, Programas Institucionais e Vigilância Sanitária; na Área de Educação que inclui Direção e Coordenação de Cursos, Docência (níveis secundário e superior); Extensão, Pesquisa e Supervisão Técnica e Administrativa; e outras Áreas, como Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico.

Onde estudar?