Fonoaudiologia – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O Curso, com duração de 4 anos, período integral, visa a uma sólida formação profissional, científica e humanística dos seus estudantes. No processo de ensino aprendizagem, a interface teoria/prática é facilitada pela problematização promovida pelos docentes qualificados em aulas teóricas e vivenciada pelos estudantes nos diferentes cenários de prática. As atividades clínicas e de estágio abrangem os três níveis de atenção à saúde e ocorrem em escolas municipais, núcleos de saúde da família e tem como diferencial a atuação no Complexo Hospitalar que envolve o Hospital das Clínicas da FMRP-USP, uma Unidade de Emergência, o Centro de Reabilitação (CER), e o Centro Integrado de Reabilitação (CIR) do Hospital Estadual de Ribeirão Preto. O aspecto multidisciplinar que se pretende desde o início do curso de graduação visa à formação de um profissional capaz de interagir em equipes multiprofissionais e que atue com qualidade, eficiência e resolutividade.

Infraestrutura

O Curso possui salas de aula com recursos audiovisuais e de videoconferência, laboratórios de informática, multidisciplinares e laboratório para treinamento que simulam reações humanas. Acesso à rede de informática, bibliotecas, restaurantes, ginásio poliesportivo, museus, entre outros. Os estudantes contam com o Centro de Apoio Educacional e Psicológico e com entidades estudantis (centro acadêmico, empresa Junior, ligas de saúde). Os estágios ocorrem em diferentes serviços públicos de saúde.

Inserção Profissional

Os estudantes formados podem atuar em promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento nas áreas de audição, fala, linguagem, voz, motricidade orofacial, disfasia, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva. A inserção se dá em serviços públicos ou privados, como em consultórios, clínicas, home care, casas de apoio ao idoso, unidades de saúde, ambulatórios, hospitais, maternidades, escolas, instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas, teatro, rádio e televisão.

Onde estudar?