Geofísica – São Paulo

Descrição do curso

O curso oferece uma base sólida nas disciplinas fundamentais de Matemática, Física, Computação e Ciências da Terra, e em disciplinas básicas e aplicadas da área de Geofísica, como Sismologia, Sísmica, Gravimetria, Geomagnetismo, Paleomagnetismo, Geodinâmica e Métodos Elétricos e Eletromagnéticos. Isto permite que o geofísico encontre inserção imediata no mercado de trabalho com capacidade para planejar, coletar, processar, analisar e interpretar os diferentes tipos de observações geofísicas. Durante o curso, os alunos podem realizar estágios em empresas e instituições de pesquisa e trabalhos de Iniciação Científica com os professores do próprio Instituto ou de instituições correlatas, desenvolvendo um projeto científico sob a supervisão de um especialista, normalmente associado a uma bolsa de estudos. No final do curso, o aluno deve apresentar um Trabalho de Graduação, com a apresentação de um relatório sobre uma pesquisa realizada sob a orientação de especialistas de uma área da Geofísica, que detalhe a realização de um trabalho científico desenvolvido durante o período final de seus estudos.

Infraestrutura

A biblioteca do IAG-USP é uma das mais completas na área de Ciências da Terra e do Universo, possuindo um rico acervo de obras clássicas e atuais, além de muitos periódicos assinados eletronicamente. Os laboratórios de pesquisa e os laboratórios didáticos dispõem de equipamentos modernos e oferecem excelentes condições para o aprendizado e o desenvolvimento profissional dos estudantes. A mobilidade estudantil para o exterior é estimulada e, atualmente, em média 5 alunos por ano estagiam em Universidades de renome internacional em países como os EUA, Canadá, Portugal, Espanha e Itália.

Inserção Profissional

As principais áreas de atuação do geofísico encontram-se na indústria e na pesquisa. Instituições nacionais e estrangeiras que atuam em nível mundial em busca e extração de hidrocarbonetos (óleo e gás), recursos minerais e água subterrânea são as principais empregadoras dos egressos do curso, que podem também dar continuidade de seus estudos em nível de Mestrado e Doutorado. Outra possibilidade profissional existente é a de se constituir uma empresa para prestação de serviços e consultoria na área de Geofísica. A empresa júnior (IAG-Jr) atua junto aos estudantes oferecendo treinamento e oportunidades de estágio durante o curso.

Onde estudar?