Geografia – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Geografia foi implantado a partir de concepções da escola francesa. Após décadas de pesquisa e formação podemos falar em uma geografia brasileira e paulista, com abordagens particulares, reflexo de uma combinação complexa entre o legado da história da geografia internacional e o desenvolvimento de uma geografia brasileira. O processo de formação envolve um conjunto de atividades curriculares cujos objetivos são:

  • Promover a formação humanística e crítica do aluno.
  • Permitir uma formação profissional diferenciada.
  • Consolidar uma formação geográfica completa, seja qual for a área de especialização do aluno.
  • Visar programas de ensino para a docência e a pesquisa.
  • Promover a autonomia do formando na via da produção e da formulação de um conhecimento original e próprio.

O curso se define pela introdução de disciplinas temáticas a partir da composição por temas mais totalizantes que permitem um processo de formação constante, envolvendo, simultaneamente, a educação e a pesquisa.

Infraestrutura

Salas de aulas, laboratórios de pesquisa e trabalhos de campo são fundamentais para sustentar os estudos verticais e de formação do geógrafo. O departamento dispõe de um auditório, seis salas de aula, sala de vídeo, dez laboratórios didáticos e de pesquisa, salas de estudos, infraestrutura para trabalhos de campo, informática e audiovisual.

Inserção profissional

A atribuição básica do geógrafo é o estudo da produção do espaço e do ordenamento territorial, onde se evidenciam as inter-relações que a sociedade estabelece com a natureza. Estuda, pois, a dimensão dos processos humanos e naturais que moldam a superfície terrestre.

Dessa forma, o geógrafo desenvolve pesquisa básica e aplicada, em universidades e institutos especializados, podendo também dedicar-se ao ensino fundamental, médio e superior.

Onde estudar?