Geologia – São Paulo

Descrição do Curso

O curso de Geologia tem duração de cinco anos, em tempo integral. Os primeiros dois anos são dedicados à formação básica, com aulas de cálculo, física, química, biologia, topografia e desenho, bem como disciplinas introdutórias à Geologia, incluindo geologia geral, geoquímica, e o estudo de minerais, sedimentos e fósseis. O terceiro ano é a espinha dorsal do curso, abordando a formação das rochas, suas estruturas e empilhamento. No quarto ano, prevalecem as disciplinas profissionalizantes: mapeamento geológico, pesquisa mineral, hidrogeologia, geofísica e gênese de jazidas minerais, além de geologia histórica. No quinto ano, cada aluno desenvolve um projeto de Trabalho de Formatura individual. Disciplinas optativas são oferecidas em grande variedade a partir do terceiro ano, em adição à formação essencial. Aulas de campo complementam sistematicamente as aulas teóricas e em laboratórios. Bolsas de monitoria, iniciação científica e estágios em empresas são possíveis a partir do segundo ano.

Infraestrutura

O Instituto de Geociências da USP possui uma infraestrutura completa e de excelente qualidade para a formação de geólogos de forma atualizada, incluindo salas de aula bem equipadas, anfiteatros, laboratórios didáticos modernos, como os de informática e microscopia, além de uma rica coleção didática de materiais geológicos, a biblioteca mais completa do seu gênero no Brasil, frota de veículos diversificada para as aulas de campo, um Museu de Geociências próprio e setores de apoio diversos.

Inserção Profissional

O curso propicia formação polivalente, permitindo ao profissional atuar nas áreas de mineração, petróleo, água subterrânea, engenharia civil, estudos ambientais, cartografia geológica e no ensino e pesquisa em geociências. O geólogo pode trabalhar no campo, laboratório ou escritório, na pesquisa e exploração de recursos minerais, hídricos e energéticos, prevenindo e remediando desastres naturais, monitorando agentes poluidores e recuperando áreas degradadas, ou em projetos de engenharia civil.

 

Onde estudar?