Gestão Ambiental – São Paulo

Descrição do Curso

O objetivo principal do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH é a formação humanística e interdisciplinar, exigindo do profissional egresso a habilidade de desenvolver pesquisas; de compreender e diagnosticar os fatos do meio natural, social, político, econômico, cultural no qual se insere; de planejar, desenvolver projetos e atividades específicas no campo das instituições públicas e privadas, dando condições ao aluno de questionar e tomar decisões que contribuam para a transformação dos processos de produção contemporâneos. De maneira geral, as disciplinas da estrutura programática englobam as três áreas referenciadas anteriormente e têm um forte viés na possibilidade de desenvolvimento de atividades práticas voltadas para a identificação de caminhos alternativos. De um lado, tais caminhos visam, de maneira corretiva ou preventiva, a redução dos impactos e da degradação ambiental; do outro, de maneira voluntária, ao estimular a adesão aos processos de certificação e normalização, de responsabilidade social, de adoção de princípios de precaução e prevenção de riscos, entre tantos outros processos.

Infraestrutura

A EACH possui vários laboratórios didáticos e de pesquisa, incluindo laboratórios de têxtil e moda, simulação e observação, softwares especiais, física e saúde, desenvolvimento em recursos didáticos, química, geologia, biologia, microscopia, gastronomia, multidisciplinares (seco/molhado), estudos do movimento e terceira idade. A Escola dispõe ainda de várias salas de informática, com equipamentos modernos.

Inserção profissional

O bacharel em Gestão Ambiental, pela sua formação interdisciplinar, terá capacidade científica e analítica para diagnosticar, gerar dados e propor soluções que minimizem impactos ambientais. A atuação deste profissional perpassa questões relacionadas com o planejamento ambiental, exploração de recursos naturais de forma sustentável, mitigação de impactos na exploração de ecossistemas, recuperação e manejo de áreas degradadas, baseadas na legislação ambiental. Poderá atuar na pesquisa, nos setores público e privado, e no Terceiro setor.

Onde estudar?