Gestão de Políticas Públicas – São Paulo

Descrição do Curso

O bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (GPP) é uma das inovações no ensino superior brasileiro concebidas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma formação acadêmica voltada ao estudo sobre formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. A gestão é compreendida no âmbito da reflexão e da ação, com a confluência de áreas de conhecimento das ciências sociais, das ciências econômicas, da administração pública e do direito. Em outras palavras, GPP é um curso de graduação interdisciplinar de políticas públicas e gestão pública, inovador em relação às experiências de ensino no Brasil, tanto de políticas públicas no âmbito dos cursos de graduação em Ciências Sociais quanto de gestão pública no âmbito dos cursos de graduação em Administração Pública. Sua grade curricular combina disciplinas de embasamento teórico, formação gerencial, práticas de imersão, estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Infraestrutura

Além de uma biblioteca com amplo acervo sobre gestão e políticas públicas, de laboratórios de informática (e rede wireless) na unidade, os alunos dispõem de mais de 100 convênios para a realização de estágios e de oportunidades de bolsas para projetos de iniciação científica e de extensão, bem como participam de uma diversidade de seminários/eventos científicos realizados no âmbito do curso, na EACH/USP ou em outras instituições de ensino de referência no Brasil. Em adição, o curso possui entidades estudantis como centro acadêmico, empresa júnior, associação atlética e laboratório de extensão. Desde 2013, o curso tem convênio de dupla titulação com o curso de Direção e Gestão Pública da Universidade de Vigo, na Espanha.

Inserção Profissional

O profissional formado em GPP pode atuar em amplo leque de instituições, em várias atividades. Nossos ex-alunos trabalham no setor governamental, no qual são efetivados por concurso público e por nomeação para cargos de confiança, em organizações do terceiro setor – ONGs, movimentos sociais, partidos políticos – e também em empresas privadas, em setores da economia como os de relações governamentais, responsabilidade social ou consultoria para governos. Ademais, o bacharel em Gestão de Políticas Públicas formado pela USP tem grande oportunidade de inserção na pós-graduação e na área de pesquisa científica. Os egressos têm alto nível de empregabilidade; cerca de 80%, dos quase 400 formados entre 2008-2013, atuam profissionalmente em um dos setores acima mencionados.

Onde estudar?