Informática Biomédica (Curso Interunidades) – Ribeirão Preto

Descrição do Curso

O Bacharelado em Informática Biomédica, criado em 2003, é o curso de graduação pioneiro voltado à formação interdisciplinar em Computação e Biociências. Forma profissionais capazes de analisar, projetar e implementar soluções computacionais aplicadas às ciências da vida, especialmente Medicina e Biologia. O egresso tem sólida formação em Computação — incluindo Algoritmos, Programação, Teoria da Computação, Estruturas de Dados, Bancos de Dados, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Inteligência Artificial — assim como em Biociências — incluindo Anatomia, Histologia, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Genética, Fisiologia e Microbiologia. Essas áreas são relacionadas de forma articulada e integrada, mostrando como os biofenômenos podem ser investigados com modelos computacionais em três áreas aplicadas: Bioinformática, Sinais e Imagens Médicas, Sistemas de Informação e Gestão em Saúde. O curso requer aptidão para ciências exatas e biociências.

Infraestrutura

O aluno conta com a infraestrutura da FFCLRP e FMRP. O Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP é responsável pelas disciplinas de conteúdo de ciências exatas. Os Departamentos da FMRP são responsáveis pelas disciplinas de conteúdo biológico e médico. O Hospital das Clínicas da FMRP dispõe de serviços médicos visando à formação prática. Em todos esses locais, há laboratórios especializados para o desenvolvimento das disciplinas, projetos acadêmicos e orientação em áreas de aplicação.

Inserção Profissional

O egresso atua em hospitais, centros médicos, órgãos públicos, centros de pesquisa relacionados às biociências e empresas privadas cujo mercado de atuação seja o desenvolvimento de sistemas de informação em saúde. Sua atuação compreende atividades tais como análise, implementação e gerenciamento de equipes de desenvolvimento de software, relacionando-se com membros de equipes multiprofissionais de acordo com os padrões da ética profissional e com as normas nacionais e internacionais.

Onde estudar?