Jornalismo – São Paulo

Descrição do Curso

Nos últimos anos, com a retomada da democracia pela sociedade brasileira, reconheceu-se o papel imprescindível do jornalismo na promoção dos direitos fundamentais do cidadão e do interesse público como agendas para a construção e aprimoramento social.

O curso de Jornalismo está alinhado com essas demandas. Tem como escopo principal formar profissionais que possam analisar, comentar e informar os fatos da atualidade, estimulando e promovendo o debate democrático dos temas que emergem das necessidades públicas, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento político, social, econômico e cultural da nação. A estrutura curricular procura equilibrar teoria e prática dentro de parâmetros educacionais que levam o estudante a aprimorar e adquirir habilidades e competências indispensáveis do ponto de vista ético e técnico. Nos últimos 20 anos, o curso de Jornalismo esteve entre os cinco cursos mais procurados da USP.

Inserção Profissional

Os alunos do curso de Jornalismo se profissionalizam cedo. A demanda por estagiários remunerados pertencentes ao Departamento, dentro da própria universidade, é responsável pela absorção de quase 70% dos estudantes de Jornalismo. Muitos deles, depois de formados, são contratados como empregados públicos regulares nas instituições em que estagiaram. Passaram pelo Departamento alguns profissionais que hoje são apresentadores de importantes telejornais. Os egressos, que preferiram a área impressa são, em geral, editores e diretores de jornais e revistas.

Infraestrutura

Os alunos do curso de Jornalismo contam com laboratórios próprios, funcionando durante 16 horas diariamente, para a execução de projetos de prática jornalística: o tabloide “Notícias do Jardim São Remo”, a “Agência Universitária de Notícias” (AUN), o “Jornal do Campus” (JC), e a revista Babel, o local de prática para a grande reportagem. Os alunos ainda desenvolvem o radiojornalismo, produzindo um programa semanal veiculado na Rádio USP; já o documentário jornalístico e o telejornalismo são divulgados no Portal do Departamento e na IPTV USP.

Onde estudar?