Lazer e Turismo – São Paulo

Descrição do Curso

O setor de viagens e turismo é, atualmente, um dos mais expressivos do mundo, respondendo por cerca de 260 milhões de empregos e 9% do PIB mundial. A importância social e econômica desse setor se reflete na busca de profissionais qualificados que possam atuar nas diversas ramificações do Turismo e suas atividades correlatas, sejam elas ligadas ao uso do tempo livre, em viagens de lazer, ou na estruturação de viagens de negócios e eventos.

O Bacharel em Lazer e Turismo é estimulado a compreender a relação existente entre o que se oferece ao cidadão (residente) e ao visitante (turista) em termos de lazer e infraestrutura para fruição de seu tempo de forma útil, com segurança e bem-estar, na busca da realização de seus objetivos, tendo o seu entorno como ponto de partida para compreensão das relações sociais, ambientais, políticas e econômicas que nele acontecem.

Desta forma, o Bacharel em Lazer e Turismo formado neste curso adquire conhecimentos que o habilitam a atuar na gestão de atividades, tais como: Lazer, Turismo, Eventos, Promoção e Marketing Turístico, Patrimônio Histórico e Cultural, Gastronomia, Entretenimento, Hospitalidade, Planejamento de Destinos, dentre outras que compõem este universo.

Infraestrutura

A EACH possui vários laboratórios didáticos e de pesquisa. No campo do Lazer e Turismo, há um espaço destinado à integração dos diferentes grupos de pesquisa, atividade valorizada desde a graduação. Destaca-se também no curso o Laboratório de Gastronomia. Além disso, a EACH está situada nas proximidades do Parque Ecológico do Tietê que representa um excelente laboratório para atividades de pesquisa e extensão comunitária. Como parte das atividades didáticas são comuns as visitas aos equipamentos e empresas do setor, a realização de viagens técnicas para diferentes destinos turísticos e participação em eventos técnico-científicos.

Inserção Profissional

Reunindo informações sobre as dinâmicas da gestão de destino e a compreensão das motivações e interesses dos indivíduos (residentes ou turistas), o bacharel em Lazer e Turismo pode atuar na intersecção dessas duas grandes áreas do conhecimento, em atividades, como:

– Planejamento de Lazer e Recreação;

– Administração e Gerenciamento de Meios de Hospedagem, de Agências de Viagens e Turismo, Eventos, Entretenimento e Gastronomia;

– Planejamento e Organização de Produtos e Destinos Turísticos, com foco em Lazer ou Negócios.

A expansão crescente do Lazer e Turismo no nosso país tem aberto novas oportunidades de negócios e empregos bastante diversificados atrativos no setor e a atuação do Bacharel em Lazer e Turismo envolve tanto o setor privado como os setores públicos municipal, estadual e federal, aos quais se juntam as oportunidades oferecidas pelo Terceiro Setor.

Onde estudar?