Letras – São Paulo

Descrição do Curso

O Bacharelado em Letras leva o estudante a descrever e explicar fatos linguísticos e literários (entendidos como módulos distintos que mantêm estreitas relações). Assim, objetiva levar o aluno a estudar e a compreender:

  1. a) a estrutura das línguas naturais;
  2. b) o funcionamento da linguagem humana;
  3. c) os discursos com que os homens exprimem sua visão de mundo;
  4. d) a literatura na expressão da experiência humana.

Após o ciclo básico (1° ano), o aluno escolhe umas das habilitações (Linguística, Grego, Latim, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Árabe, Armênio, Chinês, Hebraico, Japonês, Russo e/ou Português – esta última oferecida a todos os alunos que a desejarem).

O aluno pode ainda optar pelo bacharelado com licenciatura. Nesse caso, além das disciplinas de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o aluno deve cursar, na Faculdade de Educação, as disciplinas pedagógicas. (Cf. grade curricular anexa, para o Bacharelado com Licenciatura).

Compõem a estrutura do Curso de Letras os Departamentos de: a) Letras Clássicas e Vernáculas; b) Letras Modernas; c) Letras Orientais; d) Linguística; e) Teoria Literária e Literatura Comparada.

Infraestrutura

Os alunos do curso usufruem de biblioteca com acervo de livros e revistas especializadas, de salas equipadas com rede de informática, de seis centros de estudos – portugueses, japoneses, árabes, judaicos, Angel Rama e Centro interdepartamental de tradução e terminologia (CITRAT) – quatro laboratórios – tradução, russo, Theodoro Henrique Maurer e Apoio à Pesquisa e ao Ensino de Letras (LAPEL) -, dois núcleos – Projeto NURC e Estudos Canadenses – e duas cátedras de estudos – galegos e irlandeses. Nesses espaços institucionais, equipados para dinamizar a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, atuam alunos de graduação, pós-graduação e docentes.

Inserção profissional

O aluno formado em Letras dispõe de um leque de opções para sua atuação profissional. Em geral, revelam-se como principais as seguintes:

  • ensino (nos níveis Fundamental e Médio);
  • pesquisa (língua, linguística, literatura);
  • edição de textos (na imprensa e nas editoras);
  • revisão de textos (na imprensa e nas editoras);
  • produção e edição de materiais didáticos;
  • crítica literária.

Onde estudar?