Matemática Aplicada – São Paulo

Descrição do curso

Oferecido pelo IME no período diurno, o BMA caracteriza-se pela interdisciplinaridade e pela versatilidade do seu currículo. É voltado a quem gosta de matemática e pretende atuar como profissional em áreas que a usem em seu dia a dia, ou queiram tornar-se pesquisadores. O estudante do BMA recebe uma sólida formação nas áreas básicas de matemática, matemática aplicada, estatística e computação ao longo de toda a graduação. Após um ciclo básico de 3 semestres, deve optar por uma das habilitações oferecidas: Ciências Biológicas, Sistemas e Controle, Controle e Automação e Métodos Matemáticos, em que terá uma visão de uma área de aplicação da matemática. Exceto na habilitação em Métodos Matemáticos, o estudante terá também, a partir do 4o semestre, algumas disciplinas em outra Unidade da USP. Durante o curso o estudante pode desenvolver atividades extracurriculares, como estágios ou projetos de iniciação científica, aprimorando seu preparo para sua atuação profissional futura.

Infraestrutura

Os alunos do BMA dispõem da estrutura oferecida pela USP e pelo IME a seu corpo discente, com várias opções de cultura e lazer. Além disso, os alunos do BMA têm acesso à Biblioteca do IME, podem usar os recursos da moderna rede de computadores do IME, têm apoio de um corpo docente altamente qualificado e podem participar de seminários, grupos de iniciação científica, reuniões científicas. Os alunos do IME mantêm uma empresa júnior em que o estudante pode atuar no desenvolvimento de projetos.

Inserção Profissional

Os egressos do BMA podem atuar em empresas de tecnologia, informática ou em mercados onde modelagem matemática seja empregada (por exemplo, setores ligados a pesquisa operacional, ecologia ou a áreas de análise de risco). Outra opção do graduado pelo BMA é prosseguir seus estudos numa pós-graduação em matemática ou numa área afim.

Onde estudar?