Matemática Aplicada e Computação Científica – São Carlos

Descrição do Curso

O curso tem duração de quatro anos e forma profissionais em matemática com um sólido domínio de computação e de modelagem, visando aplicações comerciais, industriais e financeiras, entre outras. Neste sentido, combina as competências dos diversos Departamentos do ICMC para oferecer uma formação interdisciplinar moderna e de excelência.
O curso se compõe de um ciclo básico seguido de ciclo avançado com várias disciplinas optativas escolhidas dentre grande elenco que permite a elaboração de ênfases com Atestado específico. O estudante pode assim focalizar a sua formação em algumas das linhas: Estatística, Otimização e Mecânica dos Fluidos Computacional. Cada uma delas visa um mercado de trabalho específico, estando praticamente todos os egressos do curso com empregos interessantes no campo público ou privado, ou se especializando mais através de estudos de pós-graduação.

Infraestrutura

Os alunos têm à sua disposição uma das melhores bibliotecas na área de Matemática e Computação do país integrada às demais bibliotecas da USP. Contam com laboratórios de computação 24h diárias. Dispõem de restaurante universitário, alojamentos estudantis, Unidade Básica de Atendimento à Saúde e amplo complexo poliesportivo.

Inserção Profissional

O profissional poderá atuar nas seguintes áreas:

• Docente no ensino superior;
  • Pesquisador em centros de pesquisa ligados às universidades nas diversas áreas da Matemática;
  • Analista em empresas públicas/privadas;
  • Desenvolvedor de modelos de risco para bancos, corretoras, financeiras;
  • Consultor de estatística para pesquisas médicas, de marketing, de opinião;
  • Desenvolvedor de software de simulação, tratamento de dados, visualização computacional, realidade virtual;

Onde estudar?