Matemática – São Carlos

BACHARELADO

Descrição do curso

O curso possui um núcleo geral comum com o curso de Licenciatura em Matemática. Após o terceiro período (semestre), o aluno poderá optar por ele, ou por ambas as habilitações.
O curso surgiu para preparar profissionais para pesquisa e para carreira de ensino superior. As recentes aplicações da Matemática têm se expandido nas décadas mais recentes e havido um intercâmbio muito grande com a Física, a Engenharia e recentemente com as Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais. Assim, o curso visa formar profissional que possa adquirir ao longo de sua formação, raciocínio lógico, postura crítica diante de problemas novos e a capacidade para resolver tais problemas. O aluno é incentivado a explorar com ética e senso crítico as suas próprias habilidades intelectuais e criativas. Procura-se desenvolver valores no futuro profissional, como a busca constante pelo saber, o bom relacionamento pessoal e de trabalho, através de comunicação e planejamento de suas atividades.

Infraestrutura

Os alunos têm à sua disposição uma das melhores bibliotecas na área de Matemática e Computação do país integrada às demais bibliotecas da USP. Contam com laboratórios de computação 24h diárias. Dispõem de restaurante universitário, alojamentos estudantis, Unidade Básica de Atendimento à Saúde e amplo complexo poliesportivo.

Inserção Profissional

  • prosseguir na carreira acadêmica, como pesquisador na área de Matemática pura ou áreas afins;
  • atuar como professor de curso superior;
  • ocupar posições no mercado de trabalho, interagindo em equipes multidisciplinares, junto a engenheiros, estatísticos, físicos, economistas, profissionais da área de computação, etc.

LICENCIATURA

Descrição do Curso

Tem ingresso e um núcleo geral comuns com o curso de Bacharelado em Matemática. Após o terceiro período (semestre), o aluno poderá optar por ela, ou por ambas as habilitações. Tem por objetivo formar professores de Matemática para os Ensinos Fundamental e Médio e futuros pesquisadores e docentes do ensino superior, em áreas de Educação / Educação Matemática, Matemática e áreas afins. Além disso, as habilidades e competências adquiridas ao longo do curso, por meio das disciplinas obrigatórias e optativas, e das atividades extracurriculares, preparam os egressos para ocupar posições no mercado de trabalho fora do ambiente acadêmico ou, mediante especialização posterior, na gestão escolar.

Infraestrutura

Os alunos têm à sua disposição uma das melhores bibliotecas na área de Matemática e Computação do país integrada às demais bibliotecas da USP. Contam ainda com laboratórios de computação 24h diárias, restaurante universitário, alojamentos estudantis, Unidade Básica de Atendimento à Saúde e amplo complexo poliesportivo.

Inserção Profissional

O mercado de trabalho tem sido muito promissor quanto ao oferecimento de vagas, tanto em escolas da rede pública quanto na rede privada.
A demanda por professores de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio continua crescendo a uma taxa maior do que aquela em que o país tem conseguido formá-los, trazendo perspectivas boas de melhorias salariais da categoria, nos próximos anos, pela escassez de bons profissionais no mercado. Além disso, mediante complementação em cursos de especialização ou pós-graduação, o licenciado poderá atuar na gestão escolar, em ensino superior, ou em outras áreas afins à sua formação em matemática e educação.

Onde estudar?