Matemática – São Paulo

Bacharelado

O Bacharelado em Matemática oferece ao estudante uma sólida formação básica em diversas áreas da Matemática, preparando o caminho para aqueles que pretendem ser pesquisadores ou professores do Ensino Superior. No primeiro ano do curso, são oferecidas disciplinas de Física, Estatística, Computação e Matemática Aplicada além das disciplinas de Matemática; do segundo ano em diante, o foco se concentra nas disciplinas de Matemática (ou Matemática Pura como dizem alguns). Fazem parte do curso, seis disciplinas optativas que abrem a possibilidade de focar a formação em alguma área específica da Matemática ou da Matemática Aplicada e permitem certa flexibilidade no curso.
Um aluno do Bacharelado deve, em primeiro lugar, gostar de Matemática. Apreciar desafios e mostrar tenacidade no trabalho também são características bem-vindas. As aulas ocupam meio período e é esperado que o estudante dedique, semanalmente, algumas horas de estudo fora da sala de aula.

Infraestrutura

O IME é um centro de ensino e pesquisa internacionalmente reconhecido por sua excelência e onde são desenvolvidas pesquisas de ponta em diversas áreas da matemática, da estatística e da computação. A partir do seu ingresso, o aluno de graduação do IME tem acesso à rede de computadores e a uma vasta biblioteca. Há muitas oportunidades de bolsas de estudo e, além disso, o IME tem investido com sucesso em programas de intercâmbio internacionais para alunos de graduação.

Inserção Profissional

A maioria dos egressos cursa a pós-graduação e segue a carreira acadêmica como pesquisador e/ou professor do Ensino Superior. Uma sólida formação em matemática é cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho e nossos alunos têm encontrado excelentes oportunidades, por exemplo, no mercado financeiro, em computação, programação, logística etc. Nas boas universidades do Brasil ou do exterior ou no mercado de trabalho em geral, nossos egressos têm muita facilidade em encontrar ótimas colocações.

Licenciatura

O curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP tem por objetivo a formação de professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio. O curso proporciona uma sólida formação em Matemática, incluindo Estatística e Computação e o domínio dos principais conceitos de Física. Possibilita reflexões sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizado, sobre metodologias de ensino da Matemática e sobre fundamentos, formando um professor em todas as atividades desenvolvidas. A flexibilidade da estrutura do curso, através de disciplinas optativas, possibilita que o aluno se aprofunde em alguma(s) área(s) do conhecimento tais que: matemática, física, estatística e/ou conhecimentos pedagógicos.

Infraestrutura

O IME dispõe de diversos espaços de apoio. Sua biblioteca possui um dos acervos mais completos em matemática da América Latina. Espaços como o CEC, que dispõe de computadores e impressoras, e o CAEM, que funciona como laboratório de ensino com seu rico acervo de materiais didáticos e bibliografia especializada, valorizam o aluno na sua formação. Além de toda infraestrutura física, há oportunidades de bolsas de estudo e de participação em programas de intercâmbio internacional.

Inserção Profissional

Egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IME ocupam posições de destaque dentro da carreira de ensino público ou privado e têm obtido sucesso nos programas de pós-graduação tanto na área de Matemática quanto na de Educação e de Ensino de Matemática. Outros passam a atuar no mercado editorial de livros didáticos ou prestam assessoria às escolas, assim como às empresas que necessitam de conhecimento de matemática.

Onde estudar?