Medicina – São Paulo

Descrição do Curso

O médico que a FMUSP se propõe a formar deve ter sólida formação geral, formação básica profunda, treinamento nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), elevada formação ética e humanista e deve estar apto a exercer sua profissão com responsabilidade social e competência. Também, é preciso que reconheça a necessidade e tenha a capacidade de atualização permanente. Um médico que, ao final do curso de medicina, seja capaz de dar atendimento aos principais problemas na atenção primária à saúde e prestar, com qualidade, atendimento inicial às emergências médicas.

Infraestrutura

O aprendizado de disciplinas básicas se dá, dependendo do conteúdo a ser ministrado, no Instituto de Ciências Biomédicas (conteúdos de imunologia, anatomia, histologia, biologia celular, microbiologia, parasitologia, fisiologia e farmacologia), no Instituto de Biociências (genética), no Instituto de Química (bioquímica e biologia molecular) e na Faculdade de Medicina. Em todas essas unidades são utilizadas salas de aula e laboratórios.
O aprendizado das disciplinas clínicas e os estágios são realizados no Hospital das Clínicas, no Hospital Universitário e em unidades básicas de saúde, em especial no Centro de Saúde Escola do Butantã e no Distrito do Butantã.

Inserção Profissional

O médico formado está apto a desenvolver o exercício profissional como generalista em equipes de saúde e consultório. Além disso, está preparado para assumir posições de liderança em instituições públicas e privadas.

 

 

Onde estudar?